Projetos

 

Projetos de Pesquisa


Desenvolvimento de novos materiais metálicos para viabilizar o aumento de eficiência energética e sustentabilidade nos compressores

2013 – Atual

Situação: Desativado;
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Rodolfo César Costa Flesch – Integrante / Carlos Alberto Flesch – Integrante / Aloisio Nelmo Klein – Coordenador / Arcanjo Lenzi – Integrante / Cesar Jose Deschamps – Integrante / Saulo Güths – Integrante.


Soluções em metrologia aplicada à refrigeração

2013 – Atual

Situação: Em andamento;

Descrição: O projeto visa identificar oportunidades de melhoria e e propor aprimoramentos nos processos metrológicos aplicados pela Empresa Convenente em seus laboratórios e processos produtivos. Para tanto será feito um estudo do estado-da-arte em instrumentação e processos metrológicos aplicáveis ao desenvolvimento e produção de sistemas de refrigeração, com foco especial em compressores. O projeto de pesquisa será desenvolvido com forte envolvimento da Empresa Convenente e de alunos de graduação e de pós-graduação da UFSC.

Integrantes: Rodolfo César Costa Flesch – Integrante / Carlos Alberto Flesch – Coordenador / Saulo Güths – Integrante.

Número de orientações: 1


Desenvolvimento de soluções para o aumento da eficiência energética de caminhões e ônibus: Fase 1. Estudo preliminar.

2013 – Atual

Projeto certificado pela empresa Volvo do Brasil Veiculos em 01/11/2013.
 
Descrição: O objetivo geral desse projeto é desenvolver soluções para o aumento da eficiência energética de caminhões e ônibus. A presente Fase 1 visa, partindo de conhecimento existente na empresa VOLVO, na UFSC e na literatura, estudar as soluções elétricas, hidráulicas e pneumáticas, mecânicas, térmicas e de controle que tenham potencial para utilização em veículos produzidos pela VOLVO do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rodolfo César Costa Flesch – Integrante / Amir Antonio Martins de Oliveira Junior – Coordenador / Nestor Roqueiro – Integrante / Hector Bessa Silveira – Integrante / Victor Juliano De Negri – Integrante / Rafael de Camargo Catapan – Integrante / Marcelo Lobo Heldwein – Integrante.

 Análise e controle em tempo real de sistemas de tráfego urbano com base no diagrama fundamental macroscópico

2013 – Atual

Situação: Em andamento;

Descrição: Desde a década de 1960 pesquisadores procuram estabelecer teorias que descrevem o comportamento agregado do tráfego em cidades. Como resultado de mais de quatro décadas de estudos surgiu o conceito de Diagrama Fundamental Macroscópico (DFM) que relaciona a produção de uma malha viária urbana com a acumulação de veículos em suas vias. Em 2008 a existência do DFM foi verificada para a região central da cidade de Yokohama no Japão com base em dados de campo. Desde então diversos pesquisadores vêm investigando as condições para a existência e os aspectos que afetam a forma do diagrama: homogeneidade da distribuição do fluxo, posicionamento dos detectores veiculares, tipo de via, etc. Embora alguns estudos tenham avaliado também o efeito do controle de tráfego, eles se limitaram a dados de campo obtidos sob controle a tempos fixos, enquanto estudos envolvendo controle em tempo real basearam-se principalmente em dados de simulação. Este trabalho consiste primeiramente em verificar a existência e estudar o efeito do controle de tráfego no DFM com base nos dados de campo de duas cidades brasileiras, Macaé/RJ e Mauá/SP. Os dados de campo foram coletados tanto com controle a tempos fixos como sob a operação de controle em tempo real. A importância desta análise reside no fato que o DFM vem sendo usado para derivação de leis de controle perimétrico de malhas viárias, porém sem um conhecimento adequado de como o DFM é afetado pelo controle interno à malha. Espera-se que os resultados desta análise deem subsídios para a compreensão do comportamento agregado do tráfego via DFM sujeito ao controle de tráfego, tanto a tempos fixos como em tempo real, e para a derivação de ferramentas de análise e de novas estratégias de controle. Com base nestes resultados e nos dados de campo, pretende-se reproduzir o comportamento em ambiente de microsimulação de tráfego que será usado para o teste e desenvolvimento de estratégias de controle de tráfego urbano. Um estudo de viabilidade dos métodos propostos será realizado para a Baixada Santista onde um sistema de controle de tráfego em tempo real está sendo instalado. Trabalhos recentes mostram que estratégias de controle baseadas no conceito de DFM podem obter melhorias nos atrasos e nas velocidades médias de malhas viárias urbanas em cerca de 30%..

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Rodolfo César Costa Flesch – Integrante / Werner Kraus Jr. – Integrante / Rodrigo Castelan Carlson – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.